Coordenador : Bruno Chapadeiro Ribeiro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389543.2201.329837.24022023
Departamento/Setor: VPS
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Representações de sindicatos e associações de trabalhadores nos Conselhos de Saúde e nas Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e demais representações de trabalhadores da região abrangida. Parcerias institucionais para a atividade: CGST; Fiocruz; Coordenações Estaduais de ST; Cerest estaduais; Cerest regionais das áreas de abrangência; Escolas de Saúde Pública; Universidades públicas locais; Ministério Público do Trabalho e demais instituições a critério da coordenação organizadora local e nacional.
Local de atuação: Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Regional de Volta Redonda) Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Regional de Resende) Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Volta Redonda-RJ Sindicato dos Bancários de Volta Redonda-RJ Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda
Objetivo
1. Colaborar no entendimento da realidade dos ambientes e condições de trabalho no Médio Paraíba considerando os/as trabalhadores(as) como protagonistas dos processos de trabalho; 2. Possibilitar a articulação entre as instâncias públicas que têm como missão a defesa da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e os trabalhadores e suas representações; 3. Fomentar a participação dos trabalhadores e demais instâncias do SUS na Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat); 4. Capacitar representantes dos trabalhadores, das instituições públicas de vigilância, acadêmicas e outras com interesse para a Visat, especialmente nos componentes da informação e da intervenção sobre os processos e ambientes de trabalho; 5. Criar mecanismos de qualificação para a ação de Visat; 6. Estimular a integração entre as diversas instâncias participativas para o aprimoramento da governança da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Médio Paraíba.
Resumo
O projeto objetiva a formação continuada de agentes multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat). Segue a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), na modalidade de formação em serviço. De abrangência regional, estabelece parâmetros técnicos, pedagógicos e executivos, buscando uniformizar procedimentos, respeitando-se as características próprias do Médio Paraíba. Segue também os dispositivos normativos determinados constitucionalmente (CF/88 - art. 200), bem como o art. 12 da Lei 8.080/1990 para se fortalecer a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) do Conselho Nacional de Saúde (CNS).